LOGÍSTICA

Nova Mutum terá terminal ferroviário 'formidável', diz prefeito

Os terminais serão construídos em Cuiabá, Lucas do Rio Verde, além de Nova Mutum, que deverá ter um dos mais modernos

Felipe Leonel

Acesse o Blog

15/10/2019 15h47 | Atualizada em 02/12/2019 13h14

Nova Mutum terá terminal ferroviário 'formidável', diz prefeito

Divulgação

Mato Grosso aguarda apenas o parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a prorrogação do contrato da empresa Rumo para continuar administrando a malha ferroviária paulista para receber três terminais ferroviários e mais de R$ 15 bilhões em investimentos na malha que deverá beneficiar diretamente os produtores do Estado.

Os terminais serão construídos em Cuiabá, Lucas do Rio Verde, além de Nova Mutum, que deverá ter um dos mais modernos. “Isso representa um grande salto de crescimento e desenvolvimento em que o principal beneficiado será a nossa comunidade”, destacou Adriano Pivetta, prefeito de Nova Mutum, que esteve reunido com os diretores da empresa.

Atualmente, a Ferronorte vai até Rondonópolis, onde possui um terminal. A Rumo Malha Paulista é a maior empresa de transporte ferroviário do Brasil, com mais de 12 mil km de ferrovia, com atuação em Mato Grosso, São Paulo, Paraná e a região sudoeste. A empresa é responsável pelo transporte anual de 30 milhões de toneladas de diversos produtos.

"Está praticamente consolidada a vinda do terminal ferroviário para Nova Mutum, a diretoria da companhia já nos apresentou o projeto, é um dos maiores terminais ferroviários que agente já viu, e posso afirmar que o projeto que a Rumo tem é formidável, vivemos um momento ímpar que vai ficar na história a consolidação de todos esses projetos", disse Pivetta.

A expansão da ferrovia é debatida desde 2017, quando o município sediou o Fórum “Ferrovias e a Integração dos Modais”, ocasião em que conseguiu reunir todas as entidades que atuam no setor de logística e lideranças do setor econômico e político. A expansão da ferrovia é aguardada com grande expectativa pelos produtores, na ânsia de diminuir o custo do frete.

Comente, sua opinião é Importante!