GIGANTE ASIÁTICO

China é o melhor cliente de Mato Grosso

Priscilla Silva

Acesse o Blog

10/09/2019 06h15 | Atualizada em 09/09/2019 19h37

China é o melhor cliente de Mato Grosso

Flickr/CC

A China é o principal comprador das commodities agrícolas mato-grossenses e lidera o ranking das exportações do estado por destino, conforme levantamento elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). No acumulado do ano, entre janeiro e julho, o país asiático já comprou mais de 2,8 bilhões de dólares (cerca de R$ 11,4 bilhões) em produtos do estado. 

A expectativa do setor da indústria de proteína animal é que a habilitação de novos frigoríficos pela China aqueça o mercado durante todo o ano, com constância no volume de demandas. Presidente do Sindifrigo-MT, Paulo Bellincanta ressalta que a China é o melhor cliente que se poderia querer.

“Tem um mercado bom e é bom pagador, além de pagar bem e ter um volume de compra constante. Isso é muito difícil entre os outros países, que até pagam, mas as remessas de exportações são muito cíclicas, tem momento que têm volume alto, mas em determinado momento desaparecem”, afirma.

Os países árabes, como Egito, são exemplos dos que realizam compras inconstantes. “Importam por um período e no outro não. Já a vantagem da China é que tem um volume permanente, independente da época do ano, além de pagar mais caro”, cita Bellincanta.

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) dão uma amostra de que o país asiático é o principal comprador de proteína animal brasileira. Do total da proteína brasileira exportada no primeiro semestre deste ano, mais de 30% tiveram a China como destino. Considerando China e Hong Kong, o percentual se eleva para mais de 50%.

Ainda conforme o Cepea, a China é o principal destino das exportações do agronegócio brasileiro nesse primeiro semestre, com participação de mais de 33% do faturamento em dólares, seguida por países da Zona do Euro (16,2%) e dos Estados Unidos (7,4%). 

Comente, sua opinião é Importante!