IBGE

Mato Grosso contribui para desempenho negativo do volume de serviços no País

Pesquisa tem como objetivo produzir indicadores que permitam o acompanhamento da evolução conjuntural do setor de serviços

13/02/2020 14h59 | Atualizada em 13/02/2020 15h13

Mato Grosso contribui para desempenho negativo do volume de serviços no País

Da Assessoria

Mato Grosso é o estado que mais contribuiu para o saldo negativo do volume de serviços realizados em dezembro de 2019 na comparação com o mês anterior. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (23) mostram que o volume do setor de serviços mato-grossense variou 5,6% negativamente.

Nacionalmente, o decréscimo foi de 0,4% frente ao mês anterior. A pesquisa, que considera a receita nominal e de volume, tem como objetivo produzir indicadores que permitam o acompanhamento da evolução conjuntural do setor de serviços empresariais não-financeiros e de seus principais segmentos.  

O destaque negativo no desempenho brasileiro foi o setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,5%), pressionado principalmente pelo segmento de transporte terrestre (-3,7%). Os demais recuos vieram dos setores de serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,3%), que devolveu parte do ganho de 3,1% acumulado entre agosto e novembro, e de Serviços prestados às famílias (-1,3%), que emplacou perda de 3,4% nos dois últimos meses do ano.

Em sentido oposto, os outros serviços (3,4%) assinalaram o resultado positivo mais expressivo, alcançando um crescimento acumulado de 5,6% nos últimos 2 meses; ao passo que os Serviços de informação e comunicação (0,4%), recuperaram quase toda a queda observada no mês anterior (-0,6%).

FONTE: Da Redação

Comente, sua opinião é Importante!