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Planos pré-pagos: qual o melhor?

A escolha correta parte da forma como cada usuário utiliza o celular e deve ser avaliada em cima dos hábitos diários tecnológicos

Valquiria Castil

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22/01/2020 06h00 | Atualizada em 21/01/2020 17h26

Planos pré-pagos: qual o melhor?

Tânia Rêgo/ABr

Quer economizar ou encontrar o plano de telefonia mais adequado para as suas necessidades? Nossa reportagem selecionou algumas opções de planos de celular pré-pagos mais em conta dentro de Mato Grosso, onde operam as operadoras Vivo, Claro, TIM e Oi. São pacotes com opção para uso diário, semanal ou mensal com vantagens interessantes para o dia a dia, como o uso do aplicativo WhatsApp, sem gastar os dados da internet. Os valores das operadoras variam de R$ 1,99 a R$ 40.

Entre os benefícios do pré-pago é que você paga apenas pelo que vai precisar; caso necessite, basta fazer outra recarga. E a escolha correta parte da forma que cada usuário utiliza o celular. Ou seja, é importante saber os próprios hábitos, pois há pessoas que usam mais ligações e mensagens via SMS, outras preferem se comunicar através de aplicativos e passam mais tempo em locais com Wi-Fi, então o uso de internet será necessário apenas quanto estiver na rua. 

Caso se identifique como uma pessoa que utiliza a navegação pela internet com mais intensidade, ou chamadas, o custo fica menor em planos controle ou pós-pagos, que são cobrados mensalmente em contas por boleto, cartão ou débito em conta.

O Prezão da Claro, por exemplo, fornece três tipos de planos: diário, semanal e mensal. O primeiro plano é de R$ 1,99 por dia, com 100 megabytes de internet, mais 10 minutos de ligações para outras operadoras dentro da região do cliente e ilimitadas para a Claro de todo o Brasil, sempre usando o código 21 da operadora, além de acesso ilimitado ao aplicativo WhatsApp e 15 SMS gratuito para qualquer operadora. Os planos vão aumentando os valores conforme os benefícios, o maior preço é de R$ 34,99.

Entre os planos pré-pago da Vivo, o mais em conta sai por R$ 9,99 a cada sete dias e o preço varia até R$ 19,99 por quinzena. O mais barato oferece 1 giga de internet, com ligações ilimitadas para todo o Brasil, usando o 15, SMS ilimitado para a Vivo, mais WhatsApp ilimitado, com 1 giga de bônus a cada R$ 35 em recarga. Ainda oferece serviços digitais como Vivo Bis, NBA e GoRead.

A operadora Oi tem planos pré-pagos entre R$ 10 e R$ 20. Com o Pré da Oi, a recarga de R$ 10 garante 1 giga de internet válida por 7 dias, acesso a WhatsApp e Messenger liberados, ligações ilimitadas para todo o Brasil e 300 SMS para qualquer operadora. Também oferece serviços adicionais para acesso a jornais e revistas, através de aplicativos. Os outros dois planos de R$ 15 e 20 são válidos por um mês.

O Pré-Top da Tim começa com o valor mínimo de R$ 20 e oferece 2 gigas de internet por duas semanas. As ligações são ilimitadas para todas as operadoras, redes sociais ilimitadas sem gastar da internet, SMS ilimitado para TIM e mais 100 mensagens gratuitas para outras operados. Além disso, oferece aplicativo para acessar jornais e 6 gigas de internet para usar na madrugada, entre 0h e 6h. Também há opções de planos pré-pago de até R$ 40. 

Clientes dão nota 7,32 para as operadoras em MT 

De acordo com o ranking de pesquisa da Anatel, em 2018, as operadoras Claro e Oi obtiveram, em Mato Grosso, a mesma nota de satisfação geral para os celulares pré-pagos (7,32), sendo seguidos pela TIM, com nota de 6,9, e por último a Vivo com 6,46. A ordem de avaliação dos celulares pós-pago não mudou, porém a TIM foi pontuada em 7,65, a Claro obteve nota 7,30, a Vivo ganhou 6,87 na avaliação e por fim a Oi, com 6,55.

Contudo, um comparativo de satisfação geral com os celulares pré-pagos, entre 2015 e 2017, demonstram um aumento de 0,43 na nota de contentamento com Claro e de apenas 0,12 pontos com a Oi. Mas para as demais operadoras, a situação só piorou conforme a redução das notas que obtiveram uma diferença de 0,27 para a Vivo, mas o descontentamento com a operadora TIM aumentou em 0,54.

Para melhor atender aos clientes, a Anatel estabelece anualmente metas para que as operadoras possam atingir e assim cumprir com os serviços oferecidos em seus planos. Conforme a Anatel, em levantamento de dados referentes a janeiro e junho de 2019, a operadora Claro cumpriu 90,1% das metas, enquanto a Vivo, 81,5%. A TIM atingiu o cumprimento de 79,5% e a operadora Oi cumpriu apenas 76,5% das metas estabelecidas.

Consultas por CPF estão disponíveis

Os clientes da telefonia móvel de Mato Grosso podem consultar pelo portal www.cadastropre.com.br a existência de linhas pré-pagas cadastradas em seu CPF para verificar se há alguma linha estranha ao seu conhecimento vinculada às prestadoras de serviço e assim solicitar o cancelamento imediato. 

O pedido de cancelamento do consumidor deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e até 48 horas se solicitada automaticamente (no call center ou portal da prestadora, sem a intervenção humana).

PROJETO CADASTRO PRÉ-PAGO

A iniciativa da Anatel busca garantir que a base cadastral da telefonia móvel esteja correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes e, dessa forma, proporcionar mais segurança aos consumidores. 

Em 2020, estão sendo iniciadas a segunda e a terceira etapas. Além da disponibilização do Portal de Consulta de Linhas por CPF, estão previstas medidas adicionais para melhoria dos procedimentos de habilitação de novos chips, como a adoção de um modelo de cadastro com validação documental e digitalização das informações cadastrais, entre outras ações.

COMO ATUALIZAR DADOS CADASTRAIS

Caso o consumidor queira tirar dúvidas sobre o assunto ou solicitar atualização de seus dados cadastrais, basta entrar em contato telefônico com a sua prestadora. Confira os telefones das centrais de atendimento na tabela abaixo: 

Central de Atendimento
Claro - 1052
TIM - 1056
Vivo - 1058
Oi - 1057

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