SURTO

Presídios de Brasília registram duas mortes e 801 casos do novo coronavírus

Dados são referentes a esta quinta-feira (21). Um servidor e um detento morreram por conta da Covid-19.

22/05/2020 13h00 | Atualizada em 22/05/2020 13h05

Presídios de Brasília registram duas mortes e 801 casos do novo coronavírus

Reprodução

Chegou a 801 o total de casos do novo coronavírus entre detentos e policiais penais do sistema prisional do Distrito Federal. Os dados são da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) e da Secretaria de Saúde e referem-se a esta quinta-feira (21). Os infectados são:

211 policiais penais
590 detentos
O sistema prisional da capital registrou duas mortes pela Covid-19 – um servidor e um preso. O policial é Francisco Pires de Souza, de 45 anos, que faleceu no último domingo (17). Já o detento é Álvaro Henrique do Nascimento Sousa, de 32 anos. Ele morreu na terça-feira (19).

Além dos casos nos presídios administrados pelo governo do DF, a Penitenciária Federal de Brasília registrou também um detento infectado pelo coronavírus. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o preso chegou de Pernambuco na última segunda (18).

Policiais contaminados
A Sesipe afirma que, dos policiais penais contaminados, quatro estão internados: um no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e três na rede privada. "Os demais apresentam sintomas moderados e foram afastados das atividades", diz a subsecretaria. Ainda de acordo com a pasta, 119 estão recuperados e voltaram ao trabalho.

A Sesipe deixou de divulgar os locais onde estão os detentos contaminados. Os policiais penais com coronavírus trabalham nas seguintes unidades:

Centro de Detenção Provisória (CDP): 36 policiais penais
Centro de Internamento e Reeducação (CIR): 39 policiais penais
Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I): 46 policiais penais
Penitenciária do Distrito Federal II (PDF-II): 49 policiais penais
Centro de Progressão Penitenciária (CPP): 20 policiais penais
Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE): 15 policiais penais
Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF): 1 policial
Área administrativa da Sesipe: 5 servidores

Medidas de contenção
Segundo a Sesipe, uma série de medidas têm sido tomadas para evitar a proliferação do coronavírus nos presídios da capital. Entre elas estão:

Policiais penais participaram de videoconferência com uma infectologista, sobre estratégias de prevenção, detecção e controle do coronavírus;
Detentas da Penitenciária Feminina produziram 20 mil máscaras que serão divididas entre a Secretaria de Saúde e a Sesipe;
A Sesipe passou a fazer a limpeza de celas, viaturas e prédios da administração e da parte externa dos presídios; a mesma ação havia sido realizada com apoio do Exército Brasileiro e da Vigilância Ambiental;
Duzentas máscaras laváveis foram doadas e serão repassadas às unidades prisionais;
A Secretaria de Turismo (Setur) abriu processo para selecionar hotéis para policiais penais ficarem em isolamento;
Sistema de drive-thru, no Complexo da Papuda, para testagem rápida de servidores da SSP e da SES que atuam em unidades prisionais;
Dois novos blocos dos novos CDPs, com 200 vagas cada, estão sendo utilizados para tratamento e quarentena de presos durante a pandemia, 311 internos já ocupam os blocos.

FONTE: G1

Comente, sua opinião é Importante!